segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, 3 de Dezembro, é uma data
comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembleia da ONU em 1982."
É sempre bom lembrar a história de um pequeno trevo, (tão conhecida nas nossas salas) que nasceu diferente pois tinha 4 folhas e sentia-se muito triste e diferente. Está implicita a mensagem de que a diferença, não deve ser vista como um obstáculo, pois quando bem compreendida ensina-nos a ver o mundo de forma diferente. Esta peça tem uma componente didáctica de intervenção junto dos alunos. Aborda aspectos como a amizade e a diferença, que é simbolizada por um trevo de quatro folhas.
Este trevo era diferente de todos os outros e todas as pessoas e animais o olhavam com desprezo e ninguém queria ser seu amigo... até que... surge um menino e tudo muda.
Este deve ser o lema de todos os dias tornar os nossos "Trevos" felizes!



Na sala fizemos várias actividades para sensibilizar as crianças para a comemoração deste dia. As salas do nosso jardim resolveram aderir à campanha


“Tampinhas” para a mão do Rodrigo

O Rodrigo é uma criança de Fão com 2 anos de idade que nasceu sem a mão direita...
Se conseguirmos juntar 18 toneladas de tampas (sim, são 18 toneladas!…) haverá dinheiro para financiar a mão que permitirá ao Rodrigo mais qualidade de vida. Hoje por ele amanhã por outro!
Toda esta campanha é possível graças à empresa CEINOP, SA - Na Póvoa de Varzim, empresa essa que vai financiar a mão ao Rodrigo...
Aceitam-se todo o tipo de tampas plásticas até final de Janeiro de 2011: sumos, águas, detergentes, canetas, champôs, gel, lacas, asas de garrafão, bico do detergente da louça… pedimos assim a colaboração de todos que lêem este blog para nos ajudarem.




          “... porque são pequenas gotas de água que fazem todo grande oceano!”

Sem comentários:

Enviar um comentário