quarta-feira, 1 de junho de 2011

As crianças do Jardim na sala do 4º ano

Por estar inserida numa EB1, o jardim de infância beneficia de uma intensa cooperação entre  os agentes educativos, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de actividades conjuntas e ao desenvolvimento de projectos de articulação e continuidade pedagógica entre as salas do 1º ciclo e do pré-escolar.
Várias actividades foram desenvolvidas, ao longo do ano, tendo em vista uma articulação entre os ciclos, mas ultimamente e de acordo com o plano anual de actividades, foram desenvolvidas duas actividades na sala do 4º ano para as crianças do Jardim. Com o objectivo de vivenciarem situações de sala de aula no 1.º Ciclo, foram, juntamente com a educadora, assistir e participar numa aula com alunos mais crescidos. Em alguns, viu-se um certo receio à medida que se aproximavam da entrada das salas, mas na maioria deles foi notório um entusiasmo expectante. Os colegas do 1.ºciclo receberam-nos muito bem. Nas salas já estavam lugares à sua espera que eles ocuparam, integrando-se na turma.
 A primeira actividade iniciou com a dramatização de uma canção sobre o corpo humano, seguindo-se o preenchimento de uma ficha sobre esta temática. Todos as crianças estavam contentes pois todas conseguiram realizar o trabalho na perfeição.
Pouco tempo depois, a aula decorria com normalidade a demonstrar que o objectivo pretendido com esta actividade estava atingido. A integração estava conseguida.
Outra actividade foi realizada neste âmbito, uma semana depois, mas desta vez seriam as crianças do JI a representar uma peça de teatro sobre as formas geométricas. Todos os alunos do 4º ano participaram na actividade referindo objectos com as formas solicitadas e desenhando-as no quadro. Estabeleceu-se um diálogo interessante, uma participação de todos na temática formas geométricas.
Ficou a promessa que voltariam na próxima semana e nas que ainda faltam até ao final do ano lectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário